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Você deve estar se perguntando: “Como posso começar a usar HTML5 se os navegadores antigos não a suportam?” Mas a própria questão nos engana. HTML5 não é uma grande coisa só; é uma coleção de funcionalidades individuais. Então você não pode detectar suporte ao “HTML5,” porque isso não faz o menor sentido. Mas você pode detectar o suporte a funcionalidades individuais como canvas, vídeo e geolocalização.
Você pode achar que o HTML é um conjunto de tags e colchetes
angulados. Essa é uma parte importante, mas não é a história toda. A
especificação do HTML5 também define como esses colchetes
angulados vão interagir com JavaScript, através do Document Object Model
(DOM). A HTML5 não define apenas uma tag
<video>
; também há uma DOM
API correspondente para objetos de vídeo no DOM.
Você pode usar essa API para detectar o suporte a diferentes
formatos de vídeo, executar um vídeo, pausar, dar mute no áudio,
identificar quanto o vídeo foi baixado, e todo o resto necessário para
criar uma experiência rica ao usuário com relação a própria tag
<video>
.
O Capítulo 2 e o Apéndice A irão te ensinar como detectar de forma adequada o suporte para cada nova funciondalide da HTML5.
Ame ou odeie, uma coisa você não pode negar é que a HTML 4 é o formato de marcação mais bem sucedido que já existiu. HTML5 é criado sobre esse sucesso. Você não precisa jogar fora sua marcação existente. Você não precisa reaprender coisas que já sabe. Se a sua aplicação web funcionou ontem em HTML 4, continuará funcionando hoje em HTML5. Ponto final.
Agora, se você quiser aprimorar suas aplicações web, você veio ao
lugar certo. Veja esse exemplo concreto: HTML5 suporta todos
os controles de formulário da HTML 4, mas também inclui novos
controles de input. Algumas são adições pedidas há tempos como sliders e
date pickers; outras são mais sutis. Por exemplo, o tipo de input
email
parece exatamente como uma caixa de texto, porém os
navegadores de dispositivos móveis irão customizar sua tela no teclado
para facilitar a inserção de endereços de email. Navegadores mais antigos
que não suportam o tipo de input email
irão tratar o tipo de
input como um input de texto comum, e o formulário ainda funciona sem
mudanças na marcação ou scripts corretores. Isso significa que você pode
começar a melhorar seus formulários web hoje, mesmo que alguns
dos seus visitantes estejam presos ao Internet Explorer 6.
Leia todos os mínimos detalhes sobre formulários em HTML5 no Capítulo 9.
“Atualizar” para HTML5 pode ser tão simples quanto atualizar o seu doctype. O doctype já deveria estar na primeira linha de toda página HTML. Versões anteriores do HTML definiram muitos doctypes, e escolher o doctype correto pode ser complicado. Em HTML5, há apenas um doctype:
<!DOCTYPE html>
Atualizar para o doctype da HTML5 não irá causar problemas a
sua marcação atual, porque todas as tags definidas em HTML4 são suportadas
em HTML5. Mas possibilitará você usar — e validar — novos
elementos semânticos como <article>
,
<section>
, <header>
, e
<footer>
. Você irá aprender sobre todos esses novos
elementos no Capítulo 3.
Caso você queira desenhar em canvas, tocar um vídeo, implementar melhores formulários ou construir aplicações web que funcionem offline, você descobrirá que a HTML5 já é bastante suportada pelos navegadores. Firefox, Safari, Chrome, Opera, e navegadores móveis já suportam canvas (Capítulo 4), vídeo (Capítulo 5), geolocalização (Capítulo 6), armazenamento local (Capítulo 7), e mais. Google já suporta microdata annotations (Capítulo 10). Até mesmo a Microsoft — raramente conhecida por suportar padrões — suporta a maioria das funcionalidades da HTML5 no Internet Explorer 9.
Cada capítulo desse livro inclui quadros de compatibilidade com os navegadores mais familiares. Porém o mais importante é que cada capítulo inclui uma discussão franca das suas opções se você precisar suportar navegadores antigos. As funcionalidades da HTML5 como geolocalização (Capítulo 6) e vídeo (Capítulo 5) foram primeiramente providas por plugins como Gears ou Flash nos navegadores. Outras funcionalidades, como canvas (Capítulo 4), podem ser emuladas inteiramente em JavaScript. Esse livro vai ensinar você como atingir funcionalidades nativas em navegadores modernos, sem deixar os navegadores mais antigos para trás.
Tim Berners-Lee inventou a world wide web no início dos anos 1990. Mais tarde ele fundou a W3C para agir como um administrador dos padrões da web, o que a organização vem fazendo por mais de 15 anos. Isso é o que a W3C tem a dizer sobre o futuro dos padrões da web, em Julho de 2009:
Hoje o Diretor anunciou que quando a licença do grupo de trabalho sobre XHTML 2 expirar, como programado para o final de 2009, a licença não será renovada. Fazendo isso e aumentando os recursos no grupo de trabalho de HTML, a W3C espera acelerar o progresso da HTML5 e clarificar a posição da W3C acerca do futuro da HTML.
HTML5 está aqui para ficar. Vamos mergulhar.
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